Bolívia, um país cheio de cultura, história e mistérios

webIMG_5280
 

Por: le-belle_menorIsabelle Nogueira
Le Belle Tour

Com um cenário formado por vulcões, cordilheiras, deserto de sal, gêiseres e lagoas de diversas cores, a Bolívia é um destino barato e de fácil acesso, mas que também exige um bom preparo físico e mental, viajar por esse país não é para os francos, as estradas não são lá grandes coisas e às vezes o ônibus não é tão VIP quanto dizem, mas afirmo que essa é uma aventura enriquecedora e se você estiver disposto a entrar nela, pode ter certeza que essa será a viagem da sua vida!

A principal porta de entrada para o país via terrestre acontece através da travessia do Deserto do Atacama ao Salar de Uyuni e por via área a principal porta de entrada é em La Paz, que fica localizado próximo a importantes sítios turísticos e arqueológicos e é justamente sobre esses dois destinos bolivianos que irei desenvolver essa matéria.

A travessia do Deserto do Atacama para o Salar de Uyuni custa aproximadamente uns US$120 e o preço inclui 3 dias de trajeto em um veículo 4X4, 2 noites de alojamento e 3 refeições diárias.

Dicas:
✔ Leve dinheiro vivo, pelo menos 300 bolivianos para pagar a entrada do Parque, os banheiros e algumas outras entradas;
✔ Não perca o papel de entrada no país e nem o ingresso do parque;
✔ Leve pelo menos uns 5 litros de água e alguns snaks para os 3 dias;
✔ Leve lenços umedecidos, pode ser que você fique os 3 dias sem tomar banho;
✔ Leve uma playlist legal, lembrando que você vai escutá-la os 3 dias;
✔ E por último, não se esqueça das roupas de frio forte, lá a sensação térmica é muitas vezes congelante.

La Paz é a cidade base ou ponto de partida para fazer o passeio de 1 dia à Chacaltaya, que já foi a estação de esqui mais alta do mundo e o Valle de La Luna, que é um desses lugares que desafiam a nossa imaginação, onde ao longo dos anos foi se transformando em uma paisagem que é muito assimilada ao de uma lua, inclusive foi o próprio Neil Armstrong quem nomeou esse sítio.

A 72km de La Paz e próximo à margem do Lago Titicaca, está também sítio arqueológico de Tiwanaku, um dos mais importantes precursores do Império Inca. Estamos falando de um apogeu que se deu no período de 500 a 900 d.C. e próximo a Tiwanaku está a incrível Copacabana, e a Isla del Sol dentro do Lago Titicaca. Para conhecer La Paz e ir até o Lago Titicaca eu indico no mínimo 1 semana.

webIMG_5258

Lembrem-se que La Paz está localizada a 3.660 metros de altitude, isso quer dizer, se prepare para o mal de altitude (soroche) que ocorre pela falta de oxigênio que se dá a partir de 3.500m. Os sintomas são fortes dores de cabeça, tontura, náuseas e falta de ar, então pra você aproveitar ao máximo a sua viagem, evite beber álcool e andar rápido, masque e beba chá de folhas de coca, bastante água e se puder, compre Sorojchi Pills na farmácia, esse remédio é milagroso!

Boa viagem para todos e até a próxima matéria!

Comentários

Comentários