Comece a organizar suas roupas…

1 008
 

Geralmente escutamos que devemos tirar tudo de dentro do guarda-roupas se quisermos organizá-lo. Eu, particularmente, acho desnecessário visto que você pode não dar conta de colocar tudo de volta e acabar deixando-o ainda mais bagunçado. Como, então, organizar o guarda-roupas sem causar um caos?

1. Tente separar as roupas e acessórios por categorias: blusas, calças, vestidos, bermudas, ternos… Depois crie sub-categorias: blusas para o dia-a-dia, blusas para festas, calças jeans, calças sociais, e assim por diante. Assim, foque em uma das categorias por vez e perceba como é muito mais produtivo organizar todas as camisas de uma vez do que encontrar uma aqui e outra lá para colocar no lugar certo.

1 004

2. Libere espaço no guarda-roupas. Como? Experimentando aquelas roupas que você não usa há mais de um ano, as que não servem mais em você, as que foram compradas por influência da moda da época, as que não combinam mais com seu estilo, as que você não gosta mais, as que você nem sabe por que comprou… Doe. Customize. Venda. Mantê-la no guarda-roupas só ocupa espaço útil.

3. Padronize os cabides e coloque os ganchos para dentro. Parece uma coisa boba, mas cabides iguais alinham as roupas e deixam a organização mais visível. Use um cabide por peça de roupa. Se você colocar mais de uma blusa em um único cabide vai acabar esquecendo de usar a que está por baixo.

1 005

4. Separe as roupas penduradas por cores (do branco ao preto). No caso das roupas estampadas avalio a cor predominante e as encaixo perto de alguma outra no mesmo tom. Você também pode separar as roupas por cores e tipos de tecido. Assim, as blusas de seda ficam separadas das blusas de algodão, por exemplo.

5. Separe as roupas por estação. Coloque seus casacos pesados, meias de lã e cachecóis nas prateleiras de cima quando for verão. Desça estas peças somente quando for usá-las. Deixe à mostra somente o que você usa com mais frequência.

1 007

6. Use latas, caixas (preferencialmente plásticas), cestos, e colméias para manter suas roupas ou acessórios em ordem mesmo dentro das gavetas. Existem vários produtos organizadores no mercado que otimizam todos os espaços úteis do armário. Caso não queira gastar dinheiro com isso, seja criativa. Qualquer caixa que você tenha em casa pode ser encapada e ganhar uma cara nova. Compre apenas o que precisa.

7. A regra é clara: agora que você conseguiu organizar o visual do seu guarda-roupas, mantenha as coisas no lugar. Coloque o que não foi usado no lugar de onde saiu e condicione esta prática. Outra regra que funciona para a organização se manter é doar algo sempre que comprar algo novo.


Por: Mariana Salim
Mariana Salim Organizer

Mariana Salim é professora, consultora e profissional de organização em ambientes residenciais e corporativos. Associada à NAPO (National Association of Professional Organizers) e à ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade), atualmente tem feito estudos sobre acumuladores crônicos.

assinatura_visual_color(2)


Comentários

Comentários