Gagueira infantil: sintomas, causas e tratamento

crianças
 

milena-reisPor: Drª. Milena Reis

.
..

Seu filho tem dificuldade para falar? Repete somente determinadas sílabas, palavras ou frases?

Esses sinais podem indicar que seu filho está apresentando uma disfluência ou gagueira. A gagueira é um distúrbio da fala que altera o ritmo e a fluência e faz com que a criança repita sons e sílabas involuntariamente em qualquer situação em que tenha que se comunicar.

Sintomas:
Aproximadamente entre 2 e 4 anos a criança está na fase de aquisição da linguagem, aumentando seu vocabulário e organizando em frases e sentenças. Neste momento é muito comum aparecer a disfluência que tem recuperação espontânea e tende a diminuir assim que a linguagem se desenvolva. Muitos pais confundem com a gagueira já que pode iniciar na mesma época, por esse motivo se deve fazer um diagnóstico diferencial com especialista.

É importante distinguir gagueira da repetição, até os 3 anos as crianças repetem muito as palavras o que é normal. A gagueira se caracteriza pela repetição ou prolongamento das sílabas, bloqueio de sons e dificuldade em iniciar frases.

No processo de alfabetização as dificuldades na fala ficam ainda mais evidentes. Ao sofrer algum tipo de pressão do interlocutor, a criança se intimida, o que agrava a situação. Na idade escolar, a criança pode virar alvo de piadas entre os colegas comprometendo sua socialização.

Causas:
Ainda não foi identificado uma causa específica da gagueira, porém segundo algumas pesquisas cerca de 60% das pessoas com problemas tem parentes gagos e com histórico familiar, e além disso é três vezes mais frequente em meninos.

Tratamento:
Ao perceber os sinais descritos é aconselhável que os pais procurem um fonoaudiólogo para uma avaliação. O profissional avaliará o grau de dificuldade da criança em expressar-se e se há fatores ambientais, sociais e psicológicos associados ao problema. Pois com o tratamento precoce aumenta as chances de solucionar a gagueira.

Comentários

Comentários