Lombalgia

1lombalgia
 

Por Dr. Luma Duarte
Ortopedista Especialista em Tumor

A lombalgia é um termo utilizado para dor nas costas, em especial, na região lombar, a região mais baixa da coluna. É também conhecida como “dor nos quartos”.

Não é uma doença, é um tipo de dor que pode ter diferentes causas como: alterações nos rins, desvio na coluna, musculatura fraca, postura errada ou após carregar um objeto pesado. Outras vezes, a lombalgia pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose (processo degenerativo de uma articulação) e até problemas emocionais.

Na maioria das vezes a dor é localizada mas pode ser irradiada para as pernas com ou sem dormência. O paciente refere dificuldade ao andar e se levantar.
Nem sempre é preciso fazer exames de imagem, o diagnóstico pode ser através da história do paciente e com o exame clínico. A radiografia e ressonância magnética se faz necessário quando se deseja investigar a causa mais detalhadamente. A densitometria óssea é um exame usado para avaliar se o osso está fraco, ou seja, se há osteoporose.

No momento da dor a atividade diária deve ser evitada, fazendo repouso com medicações adequadas para diminuir a crise. A posição deitada de lado é uma maneira de aliviar a dor. Após a melhora da dor forte deve-se iniciar um tratamento de acordo com a causa inicial. São exemplos de tratamento: gelo, alongamento, fisioterapia, exercícios leves, massagem, medicações se a causa for renal, entre outras. O exercício físico regular, de maneira adequada é sempre uma maneira de evitar as principais dores lombares relacionadas à musculatura e postura. Mas sempre Procure um médico para saber a causa da sua dornas costas.

Comentários

Comentários