Osteoporose

osteoporose_huefte
 

Por Dr. Luma Duarte
Ortopedista Especialista em Tumor

A Osteoporose é definida como a perda acelerada de massa óssea. Ocorre normalmente durante o envelhecimento podendo ser causada também por alterações hormonais. Mais frequente no sexo feminino, provoca a diminuição da absorção do cálcio tornando o osso mais fraco e aumentando o risco de fraturas. É silenciosa, muitas vezes o paciente não sabe que possui essa doença até o momento em que ocorre a fratura.

Os principais fatores de risco para desenvolvimento dessa doença são: Pele branca, histórico familiar de osteoporose, vida sedentária, diabetes, artrite reumatoide, baixa ingestão de cálcio e /ou vitamina D, fumo ou bebida em excesso e uso de alguns medicamentos por muito tempo, tais como anticonvulsivantes, hormônio tireoidiano, glicocorticoides e heparina.

Após a menopausa as mulheres têm uma diminuição nos níveis de estrogênio e ficam mais propensas a desenvolverem osteoporose. Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são a coluna vertebral, o fêmur, punhos e braços.

b_14_3_5

O diagnóstico precoce da osteoporose é feito pela medida da Densitometria Óssea e deve ser indicado pelo médico quando for necessário e em pacientes com suspeita de doença.

O mais importante é a prevenção da osteoporose que deve ser através de uma alimentação saudável, com boa quantidade de alimentos ricos em cálcio como o leite, queijos, iogurtes, sardinha e, em menor quantidade, nas verduras escuras, no gergelim, no feijão branco e no tofu). Exercícios físicos frequentes, exposição ao sol de forma moderada para estimular a produção de vitamina D para fortalecimento ósseo também são preventivos.

O tratamento é feito para controle da doença, evitando a piora do quadro clínico. Dentre as opções temos: Reposição de vitamina D e cálcio, medicamentos que diminuem a reabsorção óssea e ainda reposição hormonal, dependendo de cada caso clínico específico.

osteoporose

Comentários

Comentários