Preparando o enxoval do bebê em tempos de crise

quarto0
 

Por: Monique EliasMonique Elias
Instagram
Clique aqui e envie um email

Olá gente, muito bom estar de volta. Pesquisando bastante sobre maternidade, vi que o tema mais relevante do momento é:

COMO PREPARAR O ENXOVAL DO SEU BEBÊ EM TEMPO DE CRISE ECONÔMICA?

Quando engravidei dos gêmeos, primeira coisa que perguntei à minha obstetra era se eu podia viajar para o exterior para fazer o Enxoval dos bebês. Mesmo não sabendo que seria um casal. Com a liberação da obstetra, comprei a passagem e corri para fazer meu enxoval em Miami. Eram tempos de dólar mais baixo! Além de fazer a minha listinha de enxoval, eu também tinha uma lista detalhada com as melhores lojas de lá, e até mesmo contratei parceiras que moram por lá para me acompanhar na difícil e exaustiva tarefa de escolher os melhores produtos entre tantas opções que são fornecidas nessas lojas.

Sei que os tempos mudaram, sei que minha realidade financeira é diferente da maioria, então darei dicas úteis e justas que cabem em qualquer bolso. Vamos falar de um enxoval mais enxuto, comprar somente o que é essencial para o bebê.

O que é realmente necessário X o que eu gostaria de comprar?

Faça uma lista bastante realista antes de sair comprando o enxoval do seu bebê. Veja se o que você colocou e se vai ser realmente necessário ou se é apenas um desejo seu. Nós mulheres temos o hábito de comprar coisas que sempre sonhamos quando ficamos grávidas esse impulso só aumenta, afinal quem não ama comprar coisinhas de bebê? Seguem alguns itens que podem ser dispensáveis no enxoval quando pensamos em fazer economia:
Trocador – Você poderá usar uma cômoda como trocador! Se for o caso, mande dar uma pintura e ela ficará novinha em folha. Mas se você estiver realmente apertada de grana não se preocupe com esse item (que costuma ser um dos mais caros do enxoval). Você poderá trocar o seu bebê na sua cama, por exemplo. Eu fiz esse armário bem funcional para os meus gêmeos e usei como trocador também!

quarto2

Mamadeiras – Se você conseguir amamentar pelos 6 primeiros meses a economia já será gigantesca! Mas, se não for possível não se desespere, há no mercado inúmeras marcas de mamadeiras com preços bem mais acessíveis do que as “mamadeiras da moda”. Só certifique-se que o material é BPA free! A maioria dos bebês têm cólicas, independente de qual mamadeira eles estejam usando ou se estão mamando no peito. Portanto, não se estresse com isso. Outra coisa importante a se observar é a quantidade de mamadeiras. Você não precisará comprar 1 zilhão de mamadeiras, bastam 6: duas para leite, duas para água e duas para sucos.

quarto3

Protetores de berço – São lindos mas desnecessários, além de serem perigosos! A Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria não recomendam o uso de protetores de berço, pelas razões: 1 – Risco de sufocamento, caso o bebê encoste o rosto no protetor e fique sem ter como respirar. 2 – Maior acúmulo de ácaros, poeira e outros alergenos. 3 – Pode servir de trampolim para o bebê tentar sair do berço. 4 – Limita a circulação de ar dentro do berço, predisposto à asfixia.

Sapatos – Recém-nascidos não usam sapatos! Esqueça-os! O que eles realmente precisam nos primeiros meses são meias. Portanto, deixe que os amigos, que com certeza vão te visitar, compre-os para você.

Na lista de coisas necessárias:

Roupas
Se você já tiver outro filho do mesmo sexo a economia já será enorme, pois você poderá usar as roupinhas do irmão/ã mais velho! Mas com certeza ganhará muitas roupinhas de bebê assim que anunciar que está grávida, o que já ajudará bastante a diminuir o que precisará comprar. Além disso, deixe o orgulho de lado e pergunte aos seus familiares e amigos mais próximos se eles ainda têm roupas novas para te doar ou vender. Bebês crescem muito rápido e as roupas que não servem mais, normalmente, ainda estarão novinhas! Isso aconteceu comigo e com 90% das outras mães, eu tinha caixas de roupas, pois as crianças tinham muito mais do que realmente precisavam. Uma outra dica preciosa é que você pode comprar essas roupas usadas ou novas em lojas online!

Fraldas
Não tem jeito, as fraldas são um gasto inevitável! Comece a estocá-las enquanto ainda estiver grávida ou faça um Chá de Fraldas. Peça as fraldas de tamanhos diferentes, sendo que as RN deverão ser em menor quantidade (os bebês crescem muito rápido!).

Berço
Esse é um item indispensável. A não ser que queira deixa-lo dormindo com você, o que eu desaconselho fortemente. Ele terá que ter um lugarzinho para dormir. A dica é pesquisar bastante, já que os preços variam muito de uma loja para outra. Outra dica de economia à longo prazo é comprar berços que viram caminhas. Eles acompanham o crescimento do seu filho, são um pouco mais caros, mas a economia virá quando tiver que comprar a caminha para ele.

Bombas de tirar leite
A maioria das mães acham que esse item é totalmente dispensável até o bebê nascer e elas ficarem com os seios inchados e doloridos de tanto leite! Não se engane, 90% das mães vão precisar da tal bomba de tirar leite! A dica é: não economize nesse item! As mais baratas vão destruir o seu seio, que já estará bastante sensível nessa fase. Além disso, a qualidade da extração não é das melhores. A marca que eu indico? Medela, de preferência a elétrica. Como esse é um item caro, sugiro que vocês aluguem a máquina, fica bem mais em conta! Eu usei bastante, amamentar gêmeos não é nada fácil e essa bomba ajudou muito.

Bebê Conforto
O uso do bebê conforto e da cadeirinha é obrigatório no Brasil. Segundo o Detran “As Crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “bebê conforto ou conversível”. Esse item atende os bebês até 9 Kg (às vezes 13 Kg) e deve ser comprado de acordo com a fase que a criança estiver para garantir a segurança dela. Quando o seu filho atingir esse peso, é hora de trocar o bebê conforto pela cadeirinha. Lembrando que o bebê já deve sair da maternidade no bebê conforto!

quarto1

Espero ter ajudado. Cada dia amando mais fazer parte da família Procura.

Excelente Ano Novo a todos!!

Comentários

Comentários